Cuidado com o golpe da Clonagem de Celular. Áudio de Whatsapp alerta para o perigo!
- Marcelo Boes

- 6 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Certamente, nos últimos dias você recebeu um áudio no seu whatsapp alertando sobre o golpe da clonagem de celular. Nesse audio é avisado que se você receber uma ligação de seu próprio número, é com certeza uma tentativa de clonagem. Então surge a dúvida: "como posso descobrir se meu celular foi clonado?"
A seguir, explicamos como esse golpe funciona e quais são as ações efetuadas pelos criminosos para obter acesso ao seu telefone. Além disso, apresentamos algumas orientações para evitar a clonagem do seu número de celular.
Mesmo sem acesso físico ao seu smartphone, o criminoso assume o controle do número do seu chip, resultando no controle de tudo vinculado a ele, como a linha telefônica, pacote de dados, SMS, entre outros. Essa prática também é denominada de "SIM swap" ou troca do cartão SIM, que é o nome oficial do chip dos celulares.
Fazer ligações utilizando a sua linha pode ser uma das consequências, mas o problema principal está relacionado à possibilidade de o fraudador ter acesso às autenticações enviadas por aplicativos via SMS ou ligação. Isso inclui as confirmações de identidade utilizadas por esses meios, permitindo que o criminoso acesse suas contas em aplicativos e sites.
Quadrilhas conseguem de maneira ilícita dados de clientes ao burlar os processos das operadoras. Além disso, os fraudadores enganam os clientes das operadoras, entrando em contato com eles e utilizando apenas algumas informações para manipular as vítimas a fornecerem o restante dos dados necessários, prática conhecida como engenharia social. Em último caso, os golpistas adquirem informações provenientes de vazamentos de dados disponíveis na dark web. Munidos dessas informações, os fraudadores procedem à ativação do chip em outro aparelho junto à operadora. Então com essas informações, o criminoso pré-ativa o segundo chip com seu número, e liga para ele próprio, fazendo assim a vítima receber uma ligação de "si mesma" em seu telefone. É aí nesse momento, ao anteder, que se inicia o processo automatizado de migração do número do chip da vítima para o chip do criminoso. A partir de então ele detém o controle total da linha e pode usá-la para fins ilícitos.
Como identificar se seu celular foi clonado? Alguns sinais podem ajudar a identificar se seu celular foi alvo de clonagem:
Incapacidade de realizar ligações;
Falha no funcionamento do 3G/4G/5G da operadora;
Ausência de recebimento de SMSs;
Perda de acesso às suas contas em aplicativos.
Você recebe ligações de "si mesmo" com seu próprio número
É importante lembrar que, com o amplo uso de Wi-Fi e aplicativos de mensagens, as vítimas muitas vezes demoram a perceber problemas com o pacote de internet e as chamadas tradicionais no celular. Portanto, em caso de qualquer suspeita, é fundamental realizar os testes necessários e buscar assistência junto à operadora ou auxílios de empresas e profissionais de TI que podem lhe auxiliar a verificar, proteger e prevenir esse problema.





Comentários